É consenso entre especialistas e de conhecimento geral que a alimentação tem grande impacto na saúde de cada um, influenciando no bem-estar e na disposição, bem como na fadiga, cansaço e aparecimento de doenças — caso a boa alimentação não ocorra. No dia 31 de Março é comemorado o Dia Mundial da Saúde e Nutrição, uma data importante para o Medplex Sul. Para marcar o dia, preparamos este blogpost especial sobre o tema. Acompanhe!
Um convite à reflexão e à mudança de hábitos
Lançado em 2004 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial da Saúde e Nutrição é uma data que nos convida à autoanálise sobre hábitos alimentares, bem como estimula a busca por práticas mais saudáveis, com uma alimentação o mais natural possível, evitando processados e ultraprocessados.
Os hábitos de alimentação vão muito além da fome e nutrição, têm a ver com cultura local, estilo de vida, socialização, entre outros. O ritmo agitado do mundo contemporâneo faz com que muitos deixem de lado a alimentação natural (ou caseira) e busquem alternativas mais práticas e não tão saudáveis, como comer fora, lanches rápidos, alimentos pré-prontos ou congelados.
Não é à toa que questões como sobrepeso e obesidade já são uma realidade no Brasil, não só na população adulta, mas também em crianças e adolescentes. Segundo Pesquisa Nacional de Saúde 2019, a proporção de obesos na população com 20 anos ou mais de idade superou a marca do dobro no país entre 2003 e 2019, passando de 12,2% para 26,8%. Já o excesso de peso atinge 60,3% da população de 18 anos ou mais de idade, o que corresponde a 96 milhões de pessoas, sendo 62,6% das mulheres e 57,5% dos homens.
Portanto, é fundamental que haja uma conscientização social a respeito da importância de se ter uma alimentação saudável, com “comida de verdade”. O consumo de verduras, frutas, cereais integrais, carnes magras, leite e derivados magros deve ser diário, bem como a redução na ingestão de sal, gordura e açúcar.
Leia também: Dia Internacional da Síndrome de Down: a importância do estímulo e da educação na infância
Saúde e Nutrição no Medplex Sul
No Medplex Sul, contamos com 27 diferentes especialidades, entre elas Nutrição e Nutrologia, áreas responsáveis por orientar os pacientes a terem uma alimentação saudável como forma de manutenção da saúde. As nutrólogas, Dra. Tanise de Vargas e Dra. Tânia Maria Moller Bastos, e as nutricionistas, Dra. Carina Blume, Dra. Daniela Schuh e Dra. Gabriela Penter, dedicam-se ao diagnóstico, prevenção, tratamento de doenças alimentares e à educação alimentar de seus pacientes. Quer cuidar melhor da sua alimentação? Marque uma consulta com as nossas especialistas. Entre em contato pelo WhatsApp.
Comments