top of page
  • medplexss

Saúde mental em tempos de home office: dicas da dra. Maria Paula

No segundo episódio da série de lives promovida pelo Medplex Sul trazemos um tema pertinente a todos que buscam manter uma rotina de trabalho ativa e produtiva, mesmo em meio à pandemia. Como preservar a saúde mental em tempos de home office? Esse é o questionamento que fizemos à dra. Maria Paula Duarte, psicóloga clínica especialista no atendimento de jovens e adultos há mais de 30 anos. Confira os destaques da live neste blogpost

Momento de incertezas

Sem dúvidas, este período de pandemia pode acarretar consequências para a saúde física e mental. As recomendações para evitar a disseminação do vírus, como não sair de casa, evitar aglomerações e seguir as normas de distanciamento social podem trazer sentimentos de solidão e desamparo. Por isso, para a dra. Maria Paula, é importante ficar atento aos sinais de ansiedade, pânico e depressão, procurando ajuda caso apresente algum desses sintomas. 

O isolamento social não deve ser sinônimo de retraimento social. Uma dica importante da profissional é aproveitar a tecnologia que temos ao alcance e fazer uso dos dispositivos tecnológicos. Faça ligações por videochamadas com familiares e amigos, assista a lives ou participe de cursos online, assim você não se sentirá sozinho, mesmo que esteja isolado.

Criação de uma nova rotina

Uma das principais dicas que a dra. Maria Paula citou para enfrentar a rotina do home office nestes tempos é criar uma nova rotina. Nós, seres humanos, somos seres de hábitos, que têm o poder de organizar e tranquilizar a mente. Portanto, mesmo em casa, crie uma rotina para enfrentar esta nova realidade. Defina um horário para acordar, troque de roupa para sinalizar ao cérebro que o dia está começando, faça pausas ao longo do dia para o almoço e lanche da tarde, bem como termine o expediente em horário definido. Ou seja, é importante ter momentos de trabalho e momentos de descanso, ainda que ocorram no mesmo espaço físico.

Além disso, para preservar a sua saúde mental, desenvolva novos hábitos. Aproveite o isolamento social para ter um tempo de qualidade com seu cônjuge ou com seus filhos e crie novas atividades como brincar ou cozinhar juntos. Assim, fica mais fácil transformar este momento difícil em um período propício para consolidação de laços e criação de boas lembranças.

Importância da privacidade

Por mais que a família esteja convivendo 24 horas em um mesmo espaço, é fundamental que cada um tenha um momento só seu. A privacidade é imprescindível para manter a convivência harmônica entre os moradores. Portanto, combine com a sua família para que cada um tenha a chance de ficar sozinho em alguma atividade que gere prazer. Pode ser o período da meditação, do exercício físico ou, quem sabe, de ler um livro, assistir a algum programa na televisão… Seja como for, é importante ter um tempo só para você, o que, sem dúvidas, trará benefícios para a produtividade no seu trabalho, seu processo criativo e intelectual, bem como para sua saúde mental.

Foco na volta

Outra dica da dra. Maria Paula para enfrentar a pandemia da melhor forma é ter em mente que este momento vai passar. Ainda não sabemos quando, mas é de extrema importância preparar-se para a volta à normalidade. Assim, é fundamental ter paciência e tolerância, mantendo todos os cuidados recomendados. Somente assim venceremos este momento atípico, com resiliência e determinação. 

Gostou das dicas da psicóloga clínica dra. Maria Paula? Caso não tenha assistido ao seu vídeo, ele está disponível em nosso canal no Youtube, assista aqui. Fique ligado nas redes sociais do Medplex Sul e veja as próximas lives.

1 visualização0 comentário

Comentarios


bottom of page