top of page
  • medplexss

Março Azul-Marinho: mês da conscientização do câncer colorretal

O azul-marinho é associado ao mês de março por diversos órgãos de saúde do Brasil. A ligação, assim como ocorre com o Setembro Amarelo e o Outubro Rosa, tem como objetivo trazer conscientização para a prevenção do câncer colorretal. Esse tipo de doença se manifesta a partir de tumores na parte final do tubo digestivo, o colón, e no reto.

O Março Azul-Marinho, portanto, surgiu para alertar a população brasileira a respeito dos perigos desse tipo de câncer, dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença e dos benefícios de uma vida saudável para se prevenir. Neste post, nós, do Medplex Sul, vamos trazer mais detalhes sobre ele para você. Acompanhe! 

O que é o câncer colorretal? 

Trata-se de um tipo de câncer que atinge, além do reto e do ânus, uma região do intestino grosso conhecida como cólon. É uma doença tratável e, em caso de detecção precoce, pode ser facilmente curada. Quando diagnosticado tardiamente, porém, o câncer colorretal é bastante agressivo.

Infelizmente, esse tipo de câncer se manifesta em muitos pacientes no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o país apresenta uma média de mais de 35 mil casos por ano. Em 2020, por exemplo, a estimativa do órgão ligado ao Ministério da Saúde é que tenham sido diagnosticados 40 mil novos casos da doença no território nacional.

Principais fatores de risco

Os principais fatores de risco para o surgimento do câncer colorretal estão ligados ao estilo de vida do paciente. Uma rotina com hábitos ruins pode elevar as chances de desenvolvimento desse tipo de câncer. 

Tabagismo, ingestão elevada de bebidas alcoólicas, sobrepeso ou obesidade, dieta à base de alimentos muito calóricos, sedentarismo, histórico familiar, baixo consumo de frutas, verduras, legumes e cereais integrais, além de uma alimentação rica em carne vermelha, são fatores de risco para o desenvolvimento do câncer colorretal.

Quais são os sintomas de câncer colorretal?

O surgimento do câncer colorretal é acompanhado, geralmente, por alguns sintomas bem particulares, como sangue e mudança no formato das fezes, alterações constantes nos hábitos intestinais (constipação e diarreia alternados, por exemplo), dores abdominais, perda de peso injustificável, fraqueza, anemia, entre outros. 

Esses sinais também são apresentados em outros tipos de doenças, portanto, é necessária uma investigação mais detalhada do médico responsável pelo caso, a fim de dar um diagnóstico preciso. Além disso, a análise do câncer colorretal requer um exame de biópsia. 

Prevenção

A campanha do Março Azul-Marinho é muito importante para relembrar os principais cuidados para a prevenção do câncer colorretal, trazendo um alerta sobre os perigos da doença. Por isso, é fundamental manter hábitos saudáveis e o calendário de exames de rotina atualizado. 

As principais dicas para prevenir o câncer colorretal são: abandonar o cigarro, ingerir bebidas alcoólicas com moderação, manter o peso corporal e praticar atividades físicas com regularidade. Além disso, é fundamental a realização de exames médicos frequentemente a partir dos 50 anos.

O Março Azul-Marinho é, acima de tudo, um mês para lembrar a todos sobre a importância dos cuidados com o corpo. A prevenção, sem dúvida, é a principal arma para combater doenças como o câncer colorretal e traz maiores chances de cura aos pacientes.  

O Medplex Sul abraça a campanha do Março Azul-Marinho e reforça as dicas de prevenção ao câncer colorretal. Quer esclarecer mais dúvidas? Conheça os profissionais da área da coloproctologia que atuam no complexo clicando aqui

Quer saber mais? Acompanhe o blog do Medplex Sul e fique por dentro de mais conteúdos sobre saúde e bem-estar!

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page