top of page
  • medplexss

Home office e coluna: 4 dicas para evitar dores e cuidar da postura

A pandemia de covid-19 e as medidas necessárias para a diminuição do contágio da doença afetaram a vida de todo mundo. O isolamento social provocou uma série de reestruturações na rotina da casa e do trabalho, acarretando no aumento de profissionais que trabalham no ambiente doméstico, o chamado home office.

Muitas pessoas trocaram o escritório pela sala de casa, substituindo a cadeira ergonométrica pela poltrona ou pelo sofá. Essas mudanças, sem dúvida, têm um grande potencial de afetar de maneira negativa a qualidade de vida dos trabalhadores. A coluna, por exemplo, é uma das partes do corpo mais prejudicadas pela falta de cuidados durante o home office, comprometendo substancialmente o bem-estar. 

Quer saber como se cuidar durante o home office? Neste artigo, nós, do Medplex Sul, separamos 4 dicas para você evitar dores e cuidar da coluna. Confira!

Móveis confortáveis

É necessário preservar a ergonomia enquanto trabalha, isto é, manter a qualidade da postura ao utilizar dispositivos como computadores, notebooks, mesas e cadeiras para a execução das tarefas. Por isso, é preciso avaliar detalhadamente a relação que você tem com os móveis, afinal, trabalhar em uma postura incorreta consequentemente acarreta em dores na coluna. 

Dê preferência aos móveis de escritório, ou seja, crie um ambiente doméstico parecido com aquele em que você trabalhava anteriormente. Computadores com telas grandes ou notebooks apoiados em suportes para deixá-los à altura dos seus olhos e cadeiras adequadas ao seu tamanho e com encosto que cubra toda a superfície das costas são algumas recomendações para você não descuidar da coluna durante o home office.

Alongamento

Uma dica importante para se cuidar e evitar dores na coluna é praticar exercícios de alongamento durante o expediente de trabalho, fazendo pequenas pausas a cada hora trabalhada. Assim, você pode descansar as costas e preparar as estruturas articulares para voltar à postura de trabalho.

A prática de alongamentos deve focar principalmente na região do pescoço, uma das mais prejudicadas por uma postura inadequada. Além disso, exercícios para alongar a lombar e os braços também são recomendados para melhorar a condição geral das costas. 

Atividade física

A prática de atividade física leve, como a caminhada, traz inúmeros benefícios para a saúde da coluna e pode ser realizada com a proteção de máscara ao ar livre ou até mesmo dentro de casa. Apenas 30 minutos por dia já são suficientes para evitar uma série de problemas articulares e para melhorar a condição muscular das costas, conforme afirma o ortopedista e traumatologista Edilson Machado, membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC): “estudos demonstram que indivíduos com dor lombar que iniciaram a prática da caminhada tiveram uma maior melhora das dores do que aqueles que permaneceram sedentários”.

De acordo com o Dr. Machado, além do melhor condicionamento da musculatura que cuida da estabilidade da coluna, a atividade física tem diversos efeitos sistêmicos no controle da dor (a famosa liberação de endorfinas) e no aumento das células-tronco mesenquimais, responsáveis pelo reparo e pela regeneração dos músculos, tendões, ligamentos, ossos e cartilagem articular.

Hora de procurar um especialista 

A falta de cuidados com a postura e a ausência de atividade física na rotina podem desencadear problemas de coluna, dentre eles, a dor crônica. Por isso, é preciso ficar atento aos sinais e aos sintomas de dor e desconforto na região, considerando, caso for necessário, a possibilidade de consultar um especialista.

Segundo o Dr. Edilson Machado, o momento de buscar ajuda de um especialista é quando a dor está trazendo prejuízos às atividades normais do dia a dia, como subir um lance de escadas ou permanecer algum tempo em pé ou até mesmo sentado ao jantar com amigos, por exemplo. “Quando o paciente tem sua vida familiar, profissional ou social alterada devido às dores, está na hora de procurar auxílio”, completa.

Com algumas dicas bem fáceis de serem aplicadas na rotina você vai garantir a saúde da sua coluna e evitar prejuízos na qualidade de vida. Portanto, mantenha hábitos saudáveis, utilize móveis adequados para trabalhar e vá ao médico quando achar necessário. Desse modo, o home office não se tornará algo ruim para as suas costas. 

Quer saber mais? Acompanhe o blog do Medplex Sul e fique por dentro de mais conteúdos sobre saúde e bem-estar! 

4 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page