top of page
  • medplexss

Hipertensão arterial: 3 coisas que você precisa saber sobre a doença

Comumente conhecida como “pressão alta”, a hipertensão arterial é uma das doenças crônicas mais comuns entre os brasileiros, sendo um dos principais fatores de risco para problemas cardiovasculares. Segundo uma pesquisa da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, estima-se que a hipertensão  atinja 36 milhões de brasileiros adultos. Diante desse cenário e para marcar o 26 de abril, Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, o Medplex Sul traz este conteúdo com 3 coisas que você precisa saber sobre a doença. Acompanhe.

1. É uma doença silenciosa

A hipertensão é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ou seja, o aumento anormal – e por longo período – da pressão faz com que o sangue tenha maior dificuldade de circular pelo corpo. Por se tratar de uma sobrecarga, ela é uma doença silenciosa. Por isso, é de extrema importância realizar exames de rotina, especialmente se há histórico de pressão alta na família ou aparecimento de sintomas como dor de cabeça, falta de ar, visão borrada, dores no peito e tontura.

2. O tratamento deve ser contínuo

Ao ser constatada a alteração nos níveis da pressão arterial, ou seja, quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90mmHg (ou 14 por 9), é importante seguir as recomendações médicas. O tratamento varia conforme a gravidade.

Em casos mais leves, recorre-se primeiramente ao tratamento não medicamentoso, que envolve mudanças nos hábitos de vida, como a prática de exercícios físicos regulares, cuidados com a alimentação, além de controle de peso e dos níveis de estresse. Já nos casos mais graves, geralmente se opta pelo uso de medicamentos, além das mudanças na rotina. 

É importante destacar que, em ambas as situações, o tratamento deve ser contínuo, independentemente dos sintomas. Em casos de hipertensão arterial, é comum as pessoas abandonarem o tratamento assim que se sentem bem. Porém, parar de tomar ou esquecer o medicamento faz com que a pressão volte a subir, além de aumentar o risco de complicações.

3. Importância de uma rotina saudável

Por se tratar de uma doença crônica, é preciso que haja uma completa mudança de hábitos, a fim de prevenir possíveis complicações da hipertensão. Um estilo de vida saudável se faz necessário para os pacientes que querem ter uma melhor qualidade de vida. Dar um basta no sedentarismo com caminhadas, corridas, passeios de bicicleta ou natação é o primeiro passo. O segundo trata do controle na alimentação, ou seja, consumir mais alimentos in natura, como frutas, verduras, legumes e não exagerar no sal, e evitar carnes vermelhas e alimentos ultraprocessados são algumas das dicas mais importantes. A partir daí, fica muito mais fácil controlar o peso e ter uma vida mais saudável e equilibrada.  

Gostou de saber mais sobre a hipertensão arterial? Aqui, no blog do Medplex Sul, sempre compartilhamos as melhores dicas de saúde e cuidados para você e sua família. Continue nos acompanhando!

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page