top of page
  • medplexss

Dor e atividade física na pandemia: uma conversa com Dr. Edilson Machado

O período de isolamento social que enfrentamos tem impacto direto na saúde, especialmente em dores no corpo devido ao sedentarismo e à falta de atividade física. Esse é um assunto de extrema importância e foi tema do quarto episódio da série de lives do Medplex Sul em parceria com os médicos do corpo clínico do complexo. Em conversa com o médico ortopedista, Dr. Edilson Machado, abordamos  a temática dor e atividade física na pandemia. Acompanhe os destaques da live neste blogpost.

Epidemia do Imobilismo

Dr. Edilson Machado começou a live trazendo um dado alarmante: mesmo antes da pandemia, já vivíamos uma epidemia do imobilismo, ou seja, cada vez mais as pessoas estão sedentárias. Por conta das novas tecnologias e do estilo de vida contemporâneo, nos movimentamos cada vez menos. Além disso, o isolamento social, imposto pela pandemia do novo coronavírus, só exacerbou essa prática, pois muitos pararam de praticar atividades físicas devido às recomendações de distanciamento social. 

O médico ressalta as graves consequências que podem acontecer com o organismo humano devido à falta de movimentação, como o aparecimento de dores crônicas, atrofia muscular e problemas posturais da coluna ou nas articulações. A recomendação são 10.000 passos por dia, porém com a nova rotina, em que tudo acontece dentro de casa, isso tem se reduzido drasticamente, para menos da metade, o que pode ocasionar um enfraquecimento da musculatura, havendo maior propensão a quedas e fraturas, que acometem principalmente os idosos, além de uma tendência de aumento de doenças cardiovasculares na população em geral.

A importância de se movimentar

Conforme o Dr. Edilson comentou na live, pessoas mais ativas têm mais agilidade, nível de atenção maior e circulação cerebral elevada, o que faz bem não só para o corpo, mas também para a mente. Assim, o importante é se movimentar, independente da atividade física escolhida. O exercício estimula a produção de endorfinas, que são hormônios de bem-estar, além de uma série de proteínas que mantêm a juventude do organismo.

Mesmo para aqueles que já sofrem de alguma doença crônica, existem atividades físicas que podem ser adaptadas e, com certeza, alguma será adequada para cada situação específica. À medida que o corpo se acostuma, ela também ajuda no alívio de dores cotidianas, trazendo maior leveza e bem-estar para o seu dia a dia.

Dicas para retomar a rotina de exercícios

É de extrema importância que você se movimente! Escolha uma atividade que lhe dê prazer e a insira na rotina. Segundo o médico, é importante lembrar que “vida é movimento e movimento é vida”. Para tanto, antes de começar, faça uma avaliação médica e tenha a assessoria de educadores físicos, fisioterapeutas e nutricionistas. Assim, é possível evitar lesões e a frustração de não poder continuar uma atividade física. Pense a longo prazo e comece devagar, seguindo todos os protocolos de higiene e segurança, mas comece! O importante é viver em movimento, trazendo muito mais saúde e qualidade de vida para sua rotina.

Gostou da conversa com o Dr. Edilson Machado? Fique atento às redes sociais do Medplex Sul para conferir as próximas lives. Esperamos você.

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page