Em nossa terceira live com assuntos de saúde relacionados à pandemia, o Medplex Sul traz um tema de grande relevância: os cuidados com o coração durante o isolamento social, afinal, o impacto da situação atual trouxe consequências não somente para a rotina de trabalho, mas também de alimentação, atividades físicas e eventuais consultas médicas.
Para tratar do assunto, convidamos o médico cardiologista Dr. Raphael Boesche, que atua na clínica Cardio Prime, no Medplex Sul. Em conversa com o CEO da E-Medical, Gustavo Ceolan, foram discutidos os cuidados com o coração que todos devem ter durante a pandemia. Acompanhe este conteúdo e veja os destaques da live.
Importância de cuidar da saúde mesmo em meio à pandemia
Um dos principais pontos abordados pelo Dr. Raphael Boesche foi o fato de que a pandemia não pode ser usada como pretexto para descuidar da saúde do coração. Portanto, é de extrema importância que todos continuem cuidando da sua saúde, mantendo uma dieta equilibrada e a prática regular de atividades físicas. Além disso, pacientes com doenças cardiovasculares devem seguir realizando suas consultas, exames e tratamentos, mesmo durante a pandemia. Inclusive sobre isso, Dr. Raphael trouxe um dado alarmante: no auge da pandemia, houve uma redução de 60% nos atendimentos de pacientes cardiológicos, aumentando a mortalidade dentro de casa em cerca de 800%. Logo, é fundamental manter o acompanhamento médico mesmo durante este momento atípico que estamos passando.
Segundo recomendações da Sociedade Brasileira de Cardiologia também é necessário fazer os exames preventivos e continuar com as medicações prescritas. Em caso de alguma dor ou desconforto atípico, não hesite em procurar o seu médico. Infelizmente, muitas pessoas acabam deixando de lado seus atendimentos e consultas, com medo da disseminação da Covid-19, não levando em conta possíveis complicações com suas próprias questões de saúde.
Como cuidar da saúde do coração?
As doenças do coração, sendo as mais comuns a doença coronariana, insuficiência cardíaca, infarto e arritmias, apresentam fatores de risco relacionados ao estilo de vida. Tabagismo, dieta inadequada, excesso de estresse e falta de exercício físico são alguns dos hábitos que podem desencadear as doenças do coração. Outro fator importante é a questão genética, de grande relevância não só em doenças cardiológicas, como em diversas situações de saúde.
Portanto, é fundamental, na medida do possível, ter uma dieta equilibrada, realizar atividades físicas e manter um acompanhamento médico próximo. Assim, o Dr. Raphael resume em 3 dicas principais os cuidados com a saúde do coração: 1) encarar a realidade da sua condição, tanto para manter a saúde, quanto para cuidar da doença; 2) ter o acompanhamento de um profissional qualificado e seguir as orientações adequadas; 3) fazer um planejamento pessoal, organizando a vida e a rotina, encontrando tempo e espaço para desenvolver, e manter, hábitos de vida saudáveis.
Ótimas dicas, não é mesmo? Conforme prometido na live, o Dr. Raphael também compartilhou conosco um artigo que escreveu para a Sociedade Brasileira de Cardiologia, em que fala sobre as Síndromes Coronarianas Agudas no contexto da atual pandemia de Covid-19.
Para acessar o texto completo, é só clicar neste link. Caso queira assistir ou rever a live, é só acessar o nosso canal no Youtube. Na próxima live, o Medplex Sul convida o Ortopedista Dr. Edilson Machado para falar sobre como confinamento e o sedentarismo podem aumentar as dores no corpo durante o período de isolamento social. Fique atento em nossas redes sociais!
コメント