No último dia 27 de agosto, o Medplex Sul iniciou uma série de lives nas redes sociais a fim de abordar diversos temas pertinentes ao momento atípico que estamos vivendo. A pandemia do novo coronavírus alterou radicalmente a rotina de todos, trazendo mudanças que afetam desde as crianças até os idosos, gerando consequências para o cotidiano das famílias, dinâmicas de trabalho, saúde física e mental, entre outros assuntos.
Em nossa primeira transmissão, Gustavo Ceolan, CEO da E-Medical, empresa responsável por toda a gestão estratégica e inteligência de mercado do Medplex Sul, conversou com o Dr. João Pedro Locatelli Cezar, médico hematologista pediatra sobre a saúde das crianças em casa e como melhorar o convívio com elas neste período de quarentena. Confira aqui os destaque do nosso primeiro episódio!
Explicando o momento
Dr. João Pedro destaca que as crianças são muito sensíveis e percebem as mudanças no ambiente. O fato de elas não estarem mais indo para a escola, sem poder brincar fora de casa e os pais trabalhando em formato de home office pode trazer muita ansiedade para os pequenos, caso eles não entendam o que está acontecendo. Por isso, é importante que os pais conversem com as crianças sobre a COVID-19, explicando a importância de lavar bem as mãos, utilizar a máscara e ficar em casa, respeitando o distanciamento social. Uma dica do Dr. João Pedro é usar palavras simples, em formato de história, sobre o “bichinho que pula de pessoa para pessoa e pode machucar”. Assim, é possível trazer a ameaça invisível para o entendimento infantil.
Aproveitando a nova rotina
Apesar das muitas dificuldades que estamos enfrentando com a pandemia, este é o momento ideal para implantar novos hábitos familiares. Aproveite que precisam ficar em casa e façam mais coisas juntos: brincar, assistir filmes, cozinhar, ler, etc. Também com as escolas em formato EAD, use uma parte do tempo para estudar com as crianças, ajudando com as tarefas e exames. Ver o crescimento dos filhos é extremamente prazeroso e é a oportunidade ideal para criar memórias profundas com eles, transformando este momento difícil em boas lembranças que ficarão para sempre.
Leia também: Dia Internacional da Síndrome de Down: a importância do estímulo e da educação na infância
E a volta à rotina?
Também é importante que este momento seja usado não só para a conscientização para a COVID-19, mas também para a preparação a uma futura volta à rotina. Ainda não se sabe quando as aulas presenciais retornarão, mas algumas recomendações podem ser reforçadas mesmo antes da volta efetiva. Dr. João Pedro citou que a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) elaborou um documento com recomendações para a volta às aulas, como provimento de água, sabão e álcool em gel e o aumento da frequência da higienização de espaços e superfícies. A SBP aponta que deve ser dada preferência às atividades ao ar livre e que as escolas devem propiciar ambientes arejados, mantendo as janelas abertas. Para conferir o conteúdo completo, acesse clicando aqui.
Para finalizar, Dr. João Pedro destaca que este é um momento de muitas mudanças e, inclusive para a área da pediatria, pois muitos conceitos estão sendo revistos. Por exemplo, no momento pré-pandemia, havia a recomendação da limitação do uso de telas de acordo com a idade da criança. O indicado não foi totalmente mudado, mas as alterações impostas pelo modelo de estudo EAD faz com que as crianças estudem por meio das telas, aumentando o tempo de uso. Além disso, diversos aplicativos têm surgido como forma terapêutica e educacional. Interessante, não é mesmo?! Você pode assistir à live, quantas vezes quiser, por meio do facebook e youtube.
A próxima live será no dia 09/09, às 20h, com a Dra. Maria Paula Duarte, psicóloga clínica, que trará o tema “Saúde Mental em Tempos de Home Office”. Assista pelas redes sociais do Medplex Sul.
Comments