top of page
  • medplexss

Coloproctologia: saiba quando consultar essa especialidade

A Coloproctologia é a especialidade médica cujo foco é o tratamento clínico ou cirúrgico de doenças e distúrbios que afetam a região dos intestinos grosso, reto e ânus. Os profissionais da saúde atuantes na área auxiliam na resolução de diversas doenças, promovendo qualidade de vida para os pacientes. 

Você quer saber mais detalhes sobre essa especialidade médica? Neste artigo, a Dra. Luíze Nunes Bettanzo e a Dra. Belisa Müller Contin, médicas coloproctologistas da ProctoDuo no Medplex, esclarecem as principais dúvidas sobre a Coloproctologia, a fim de explicar quando é o melhor momento para consultar essa especialidade. Confira! 

O que é a Coloproctologia? 

A Coloproctologia é uma especialidade médica muito importante para oferecer bem-estar a pacientes com problemas na região do intestino grosso, delgado, cólon, reto e ânus. Os médicos dessa especialidade são preparados para tratar seus pacientes por meio de tratamento medicamentoso ou através de cirurgias, o que vai depender de cada caso. 

Segundo a Dra. Luíze Nunes Bettanzo, médica formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na especialidade de Coloproctologia, os médicos estão aptos a tratar doenças como hemorróidas, fístulas, fissura, distúrbios funcionais, constipação, diarreia, síndrome do intestino irritável, infecções sexualmente transmissíveis etc. Além disso, também realizam a colonoscopia para prevenção de câncer de intestino. “É necessário, para a formação, além dos 6 anos de medicina, 2 anos de residência em cirurgia geral e mais 2 anos de residência em Coloproctologia”, complementa Dra. Belisa Müller Contin, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Principais doenças tratadas pela Coloproctologia

A Coloproctologia é uma área bastante vasta dentro da medicina. De acordo com a Dra. Bettanzo, para explicar melhor a atuação na especialidade, é possível dividi-la em duas grandes áreas: intestino grosso/reto e ânus. Em ambas as áreas, os profissionais da Coloproctologia podem prevenir, diagnosticar e tratar diversos tipos de problemas. 

No intestino grosso e no reto, em geral, as principais doenças tratadas pelos médicos coloproctologistas são constipação, síndrome do intestino irritável, pólipos, lesões pré-cancerosas, diverticulose, câncer (tratamento e prevenção), megacólon, volvo, disbiose, doenças inflamatórias, prolapso, endometriose, retocele, entre outras.

Já no ânus, as principais doenças tratadas são hemorróidas internas, externas e mistas, plicomas, fissura, fístula, proctite inflamatória, proctite infecciosa, lesões de HPV, úlceras anais, câncer, lesões pré-cancerosas, proctalgia fugaz, alterações da musculatura, incontinência anal, prolapso mucoso, alterações da pele perianal, entre outras. 

Quando consultar essa especialidade médica?

Muitas pessoas, infelizmente, ainda encaram a procura por um especialista em Coloproctologia como um tabu. Em muitos casos, inclusive, a demora para buscar tratamento pode desencadear problemas graves para a saúde do paciente. A Dra. Luíze Nunes Bettanzo ressalta sobre a importância da consulta. “O objetivo maior é tornar o consultório um ambiente acolhedor, isento de preconceitos e julgamentos, para dar a abertura necessária para que o paciente divida conosco suas dores, angústias e dúvidas”. 

Segundo a Dra. Belisa Müller Contin, o momento ideal para consultar com um profissional da coloproctologia é quando surgem sintomas como dores no abdômen, no reto ou no ânus, sangramento nas fezes e lesões de qualquer tipo na região do ânus. Outro ponto importante: aos 45 anos, todas as pessoas devem fazer uma colonoscopia para a prevenção do câncer de intestino, independente do gênero, da presença ou não de sintoma. Se o paciente tem histórico de câncer de cólon na família, a colonoscopia deve ser realizada ainda mais cedo, aos 40 anos ou 10 anos antes da idade de diagnóstico do familiar.

Além da realização de exames, manter uma rotina saudável, consumindo uma alimentação equilibrada, com a presença de fibras e com a ingestão adequada de água, é possível prevenir uma série de doenças. Para esclarecer mais dúvidas, agende uma consulta com a Dra. Luíze Bettanzo e a Dra. Belisa Müller na ProctoDuo clicando aqui.

Quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre saúde e qualidade de vida? Acompanhe o blog do Medplex Sul!

7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page